Quando se trata sobre a “desinvenção”
da alfabetização, Magda Soares aponta a reorganização do sistema de ciclos como
sendo uma das causas do fracasso na aprendizagem. Isso se deu por conta das
últimas décadas é que em vez de fugir da “excessiva especificidade”, o que
ocorreu é que se apagou a necessária especificidade do processo de
alfabetização. Várias foram às causas para essa perda da especificidade e Magda
Soares cita, entre outras, a reorganização do tempo escolar com a implantação
do sistema de ciclos, a progressão continuada, que, mal concebido e mal
aplicado, pode resultar em descompromisso com o desenvolvimento gradual e sistemático
de habilidades, competências, conhecimento.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Minas Gerais, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/. Acesso em 24 abr 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário