quarta-feira, 24 de abril de 2013


Quando se trata sobre a “desinvenção” da alfabetização, Magda Soares aponta a reorganização do sistema de ciclos como sendo uma das causas do fracasso na aprendizagem. Isso se deu por conta das últimas décadas é que em vez de fugir da “excessiva especificidade”, o que ocorreu é que se apagou a necessária especificidade do processo de alfabetização. Várias foram às causas para essa perda da especificidade e Magda Soares cita, entre outras, a reorganização do tempo escolar com a implantação do sistema de ciclos, a progressão continuada, que, mal concebido e mal aplicado, pode resultar em descompromisso com o desenvolvimento gradual e sistemático de habilidades, competências, conhecimento.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Minas Gerais, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/. Acesso em 24 abr 2013. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário